Tudo sobre Labirintite
LABIRINTITE? O QUE É E COMO A FONOAUDIÓLOGA PODE AJUDAR?
Quem já não ouviu de amigos e familiares, frases do como:
“Hoje acordei com o labirinto atacado!”
“Logo que levantei da cama hoje pela manhã, tudo rodou. Essa labirintite ainda acaba comigo!”
“Estou muito tonta hoje. Preciso do meu remédio pra labirintite.”
Vamos esclarecer.
Labirintite é uma doença que se caracteriza pela inflamação do labirinto (vestíbulo), que é uma pequena estrutura localizada numa região bem protegida, atrás das nossas orelhas.
Porém, é rara!
As pessoas geralmente usam a palavra “labirintite" para definir uma sensação de tontura, vertigem ou mal-estar, de ocorrência esporádica ou recorrente, acompanhada ou não por dor de cabeça e náuseas.
Entretanto, esses sintomas podem estar associados a vários tipos de Labirintopatias. Entres elas, estão: VPPB (Vertigem Posicional Paroxística Benigna), Migrânea Vestibular, Cinetose, Vestibulopatias de Origem Vascular, entre outras.
É muito importante que o médico otorrinolaringologista, especialmente aquele que tem conhecimentos em Otoneurologia, faça o diagnóstico correto.
Para isso, ele conta com uma série de exames laboratoriais, exames clínicos e testes específicos para avaliar as estruturas envolvidas no equilíbrio corporal.
Entre eles, o Exame Otoneurológico avalia como o sistema vestibular está funcionando.
A partir daí, ele poderá encaminhar o paciente para o tratamento adequado.
Neste processo a fonoaudióloga atua tanto na fase de avaliação - realizando o Exame Otoneurológico; quanto na fase de reabilitação – com técnica de Reabilitação Vestibular.
Portanto, é imprescindível que haja uma investigação criteriosa para determinar o que está causando o sintoma e assim dar seguimento ao tratamento adequado.
Logo nas primeiras sessões de reabilitação, o paciente já pode sentir melhora significativa, voltando às atividades normais do seu dia a dia.
Avisa lá que é possível seguir sem ficar se queixando de “labirintite” a vida toda. :-D
Texto escrito por Juliana Straioto de Souza CRFa 2-9448
Juliana Straioto de Souza é fonoaudióloga da clínica Boreal. Graduada em Fonoaudiologia pela FOB-USP-Bauru Universidade de São Paulo (1998). Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2001). Pós-graduada em Avaliação e Reabilitação Vestibular pelo CEFAC/SP (2011). Atua na clínica Boreal em terapia das alterações do equilíbrio, decorrentes de distúrbios vestibulares, por meio de reabilitação vestibular (RV).